d&b NoizCalc: calcule e visualize a emissão de ruídos para respeitar legislação

Software, desenvolvido em parceria com a SoundPLAN, permite visualizar parâmetros em um modelo 3D do terreno

Compartilhe

Receba nossa newsletter
Dezembro/Janeiro 2017 Edição do Mês

Da Redação


 

Nos últimos anos, a previsão e o controle do campo de emissão de ruído em longas distâncias de eventos ao livre e ao vivo tem se tornado uma exigência cada vez maior. Em diversos países do mundo, a autorização para organizar e realizar este tipo de produção, muitas vezes, requer a obtenção de uma licença do governo, seguindo as normas reguladoras estabelecidas. No Brasil, o órgão máximo responsável por essa legislação é o Conselho Nacional de Meio Ambiente – Conama que, em sua primeira resolução, de 8 de março de 1990, já dispõe sobre a emissão de ruídos em quaisquer atividades industrial, comercial, sociais e recreativas, e estabelece a norma NBR 10.151 para a avaliação de conforto acústico em ambientes habitados.

Foi pensando nessas exigências que a d&b audiotechnik acaba de lançar o software de modelagem NoizCalc. O sistema projeta a propagação de fontes sonoras complexas, como line arrays e matrizes de subwoofer de múltiplos locais, para a região fora da zona de audição do público e aplica este cálculo em mapa 3D do terreno. Como um software para PCs, o NoizCalc realiza os cálculos segundo os padrões ISO 9613-2 e Nord 2000, utilizando dados meteorológicos e geográficos do ambiente.

O NoizCalc é resultado do esforço colaborativo entre a d&b e a SoundPLAN, especialista em desenvolvimento de software. O software para cálculo de ruído da SoundPLAN aplica uma variedade extensa de padrões geralmente aceitos em todo o mundo, além de ferramentas para relatórios e satisfazer as necessidades de uma declaração oficial da emissão de ruídos.

Tanto o NoizCalc como o SoundPLANnoise são capazes de importar os projetos do software de simulação ArrayCalc da d&b, incluindo dados complexos sobre a relação entre as fontes e sua performance combinada, permitindo que os sistemas de alto-falantes sejam situados e orientados virtualmente com modelos 3D do terreno para uma predição realística.

“Nossa colaboração com a SoundPLAN chega em um momento que a emissão de ruídos está se tornando uma exigência constante no planejamento de eventos ao ar livre”, diz o gerente de produtos da d&b, Werner “Vier” Bayer. “Essa software gratuito da d&b irá permitir que os engenheiros e projetistas de sistemas possam pesquisar como suas configurações irão impactar em uma área maior ao modelar os padrões de emissão antes da instalação em si”, ressalta.

Para mais informações, acesse o site da d&b audiotechnik clicando aqui.

Notícias Relacionadas