SSL Nucleus2 traz conectividade Dante

Controladora e interface agora permite o escalonamento com outros dispositivos em rede IP

Compartilhe

Receba nossa newsletter
Dezembro/Janeiro 2017 Edição do Mês

Da Redação


 

A Solid State Logic (SSL) anunciou durante a 141ª Convenção Internacional da AES, ocorrido entre os dias 29 de setembro e 1 de outubro, em Los Angeles, sua nova controladora e interface Nucleus2.

Desde seu lançamento em 2010, o Nucleus se tornou um grande sucesso  ganhando até mesmo um prêmio internacional da Sound on Sound. O sistema é projetado para produtores “in-the-box”, ou seja, aqueles que precisam de controle de múltiplas e variadas DAWs em um conjunto que inclui os renomados preamps de microfone  encontrados nos melhores consoles da SSL,além de entradas e saídas para os softwares e monitoração de estúdio.

Atendendo a pedidos de diversos usuários, a nova versão traz uma série de recursos, incluindo a adição de um botão de “talkback”, comutação de monitoração principal/mini, uma mudança para conectividade Dante e uma nova cor branca.

A placa de som USB no Nucleus foi substituído com a nova interface de áudio de E/S Dante da SSL – usando o popular protocolo Ethernet para conectividade. Em um estúdio pessoal, onde a conectividade direta para um computador DAW é necessário, o Dante é uma alternativa simples de um único cabo para às interfaces Thunderbolt ou USB, com uma latência de apenas 4ms, quando usado com o software Dante Virtual Soundcard rodando no computador.

Em instalações maiores com múltiplos espaços, o Dante se torna uma tecnologia de rede de áudio IP que facilita o compartilhamento de áudio sem latência entre múltiplos computadores. O protocolo ainda permite que usuários combinem dispositivos de áudio de uma maior variedade de fabricantes em uma rede e compartilhem áudio entre eles.

Ser compatível com Dante significa que a rede de áudio do usuário também é escalonável – permitindo que preamps de microfones ou saídas analógicas extras sejam adicionadas com a mesma facilidade que se estivesse conectando outro dispositivo Dante em um rede. Para ajudar na conectividade, o Nucleus2 ainda possui um switch de rede embutido com duas portas Ehternet: uma para o conexão ao computador e outra para adicionar dispositivos Dante à configuração.

O novo dispositivo tem previsão de disponibilidade para novembro deste ano. Para mais informações, acesse o site www2.solidstatelogic.com/studio/nucleus

Notícias Relacionadas