Focal lança nova linha de monitores de estúdio com radiadores passivos

A linha Shape apresenta alto-falantes compactos com radiadores que evitam reflexões de som para trás e que aumentam a precisão

Compartilhe

Receba nossa newsletter
Dezembro/Janeiro 2017 Edição do Mês

Da Redação


 

A Focal lançou a linha Shape de monitores de estúdio com alta definição, mid-ranges neutros, imagem stereo precisa e transparência acústica.

A tarefa de manter uma resposta frequência estendida em alto-falantes tão compactos foi alcançada com a introdução de radiadores duplos passivos ao lado de cada modelo. Essa tática não só significa que uma afinação reduzida é possível, mas também que os monitores podem ser colocados próximos às paredes sem a preocupação de reflexões para trás e de que a precisão fique comprometida.

Além disso, a linha Focal introduziu um novo woofer “flax sandwich cone”, que consiste em uma camada de fibas de linho entre duas camadas de fibras de vidro. A composição do material é semelhante ao dos drivers utilizados nos produtos SM6 e SM9 e a mais “natural” estética é combinada com uma lâmina de efeito Walnut que se assentam sobre os compartimentos MDF. As dimensões de cada gabinete de alto-falante foram cuidadosamente calculados para assegurar uma resposta de alta frequência.

Os modelos Shape também possuem umM-Shape,  tweeter composto de alumínio/magnésio com uma frequência de resposta linear abaixo de 6 KHz.

Diferentes inovações também podem ser encontradas no design do Shape: um “Circuito de Indutância Neutra” (NIC) reduz os efeitos das bobinas de vozes do woofer no campo magnético enquanto há o cruzamento do tweeter. Ao redor dos drivers, o Focal também utiliza um sistema surround TMD que otimiza a absorção harmônica assegurando uma redução da distorção na ação do pistão e produzindo uma ótima imagem stereo. Por fim, a classe AB de amplificadores foi escolhida para assegurar controle sobre o sinal e o alcance dinâmico. 

Notícias Relacionadas