Asaden lança nova versão do Ondes Martenot, teclado clássico francês

A nova versão do instrumento criado há 90 anos traz praticidade ao usuário

Compartilhe

Receba nossa newsletter
Dezembro/Janeiro 2017 Edição do Mês

Da Redação


 

A companhia japonesa Asaden lançou uma nova versão do clássico teclado francês Ondes Martenot que possui um som semelhante a de um teremin e que foi criado em 1928.

Existem duas maneiras de tocar o instrumento. Primeiramente, há um teclado de quatro-oitavas, mas uma expressão adicional pode ser colocada com um movimento lateral para aplicação de um vibrato. Como o teremin, uma mão é dedicada a ajustar o pitch enquanto a outra é dedicada ao controle da amplitude.

O segundo método de tocar o Ondomo é com o “anel” que é usado em um dedo da mão direita e conecta o instrumento por um fio, permitindo que o usuário toque mas com um controle de pitch contínuo.

Outros pontos que destacam no Asaden são no alto-falante e nos espaços de controles de tons. O tiroir (caixa de controle) permite que o usuário faça a mixagem entre as saídas de alto-falantes (incluindo um alto-falante embutido) e seleciona as waveforms usadas nos osciladores analógicos. Eles também foram planejados para criar um instrumento mais compacto e portátil com a nova versão, o Ondomo, que será lançado em breve.

Notícias Relacionadas