Renovada, marca Sphere lança o preamp clássico Fab 500 e o Fab Four com quatro preamps

Marca revivida pelo engenheiro de áudio Duncan Rowe lança o preamp da série 500 que retoma o som original de discos clássicos dos anos 70

Compartilhe

Receba nossa newsletter
Dezembro/Janeiro 2017 Edição do Mês

Da Redação


 

Do início dos anos 70 até o começo dos anos 80, a empresa de consoles de estúdio Sphere fabricou produtos que foram utilizados em locais conhecidos como o Sigma Sound Studios, casa do “The Sound of Philadelphia” e foram usados por bandas como o Rolling Stones, Boston e Cheap Trick, além de aristas country. Agora, a marca renasce com uma série de produtos que derivam dos originais, começando pelos preamps de microfones.

A marca foi revivida por Duncan Rowe, que se apaixonou pelo som dos produtos de estúdio da Sphere enquanto trabalhava como engenheiro de áudio. Além de realizar reparos e revender os consoles vintage da Sphere, ele decidiu lançar uma nova linha de equipamentos.

OS dois primeiros produtos são o Fab 500, um preamp de microfone da série 500, e o Fab Four, uma unidade de 1U e 19 polegadas contendo quatro preamps Sphere, o som que Rowe descreveu como “entre o Neve e o API”. Construído com as especificações originais, cada canal do Fab Four e do Fab 500 de canal simples possui um knob de ganho e switches para pads de -15 e -30dB, phantom power e inversão de fases.

“Nós ficamos surpreendidos pela atenção que o Fab 500 recebeu na Summer NAMM”, disse Rowe. “As pessoas conhecem o som do console Sphere de álbuns como Some Girls, dos Rolling Stones, e de clássicos do R&B dos anos 70. O primeiro e mais importante aspecto desse som é o preamp do microfone e o design do Fab 500 é completamente verdadeiro em relação ao original. Nós estamos orgulhosos em oferece o formato da série 500 assim como a versão com montagem em rack de quatro canais com o Fab Four”, exaltou.

O Fab 500 oferece 56,6dB de ganho total com uma resposta de frequência de 12Hz a 56Hz.

O Fab Four custa US$1889 e o Fab Four US$690. 

Confira o vídeo realizado pela Sound on Sound inglesa na Summer NAMM 2017 sobre o produto. 

Notícias Relacionadas