Roland lança novo sintetizador e caixa de ritmos no formato Boutique

O SH-01A e o TR-08 relembram os produtos clássicos em formato miniatura; outra novidade é o sampler SP-404A da AIRA Series

Compartilhe

Receba nossa newsletter
Dezembro/Janeiro 2017 Edição do Mês

Da Redação


 

A Roland anunciou o lançamento de dois novos produtos clássicos no formato Boutique, as miniaturas SH-01A e TR-08, que são versões remodeladas do sintetizador SH-101 e a caixa de ritmos TR-808 Rhythm Composer. Além disso, foi apresentado o SP-404A, sampler compacto da AIRA series, criado para expandir os áudios da caixa de ritmos AIRA TR-8.

O SH-01A e TR-08 possuem a tecnologia da Roland Analog Circuit Behavior (ACB) para reconhecimento de todos os detalhes sônicos e peculiaridades dos instrumentos originais. Todos também possuem todos os knbos, faders e botões de controle dos modelos originais.

O SH-101A original foi um dos mais populares mono sintetizadores dos anos 80. Construído com os áudios icônicos e a urgência criativa do original, o novo equipamento oferece quatro vozes polifônicas e modos “unison” assim como o modo “chord” que separa em camada quatro pitches juntos para tocar em passos semitonais. Ele também oferece 64 patches de memória para armazenamento de sons, o que não estava disponível no SH-101.

Ele é equipado com um sequenciador de 100 passos e que agora adiciona a capacidade de salvar e retomar 64 padrões de sequências para qualquer situação. O sequenciador pode também ser usado para controlar sintetizadores modulares, módulos de hardware e plugins via CV/Gate, MIDI, e USB.Ele pode ainda ser ligado ao K-25m para criar um sintetizador all-in-one com 25 teclas sensitivas.

Já o TR-08 se parece e soa igual ao original, o TR-808, segundo a Roland , mas também possui alguns recursos modernos como o sequenciador que tem16 sub-steps por step (passos), possibilitando que os usuários criem sons de caixas e intrincados sons de chimbau. Também há um transmissor com faixas selecionáveis para trabalho com instrumentos externos e transmissão modular. Uma tela LED possibilita o controle de tempo e de shuffle e é possível agora programar steps e explorar partes em tempo real sem parar de mudar os modos. Além disso, o TR-08 envia e recebe mensagens de controle MIDI e suporta áudio e MIDI por USB. Como todos os outros módulos Boutique, o TR-08 pode ser carregado por bateria ou USB e possuem um speaker embutido para monitoração de áudio em situações mobile. Ele também vem com uma DK-01 Boutique Dock que permite aos usuários ajustar o ângulo de visualização do painel.

Por fim, o SP-404A é uma releitura do popular SP-404SX. Todas as funções e destaques do dispositivo estão contidos no SP-404A, incluindo sampling linear de 16 bits, 29 efeitos DSP a bordo,switching FX suave, 12 pads de performance profissional e um sequenciador padrão. Ele pode ser acionado pelo TR-8 Rhythm Performer via MIDI para batida integrada e produção de sample. Os usuários podem incorporar samples do SP-404A e usá-los em conjunto com os padrões ritmados e cada uma de suas faixas pode acionar um sample no SP-404A, tocar um áudio no TR-8 ou os dois.

O TR-8 também pode ser usado como um sub-mixer e processador para o SP-404A. Nessa configuração, todos os samples executados no SP-404A podem sofrer efeitos usando o recurso Scatter do TR-8 para o reverse, glitch, gate, truncate, shutter e todos os tipos de variações rítmicas em perfeita sincronia. Os samples também podem ser controlados pela função Side Chain para ducking rítmico e efeitos gating.

O SP-404A vem com um cartão SD carregado com uma biblioteca de novos áudios criados pela Loopmasters. Os samples na biblioteca tem sido projetados especificamente para complementar o TR-8, mas também funciona com aplicações independentes. 

Confira o site oficial da Roland e abaixo um vídeo com a demonstração dos produtos. 

Notícias Relacionadas