Google disponibiliza software para desenvolvimento de áudio 3D em realidade virtual

Tecnologia combina técnicas de som surround Ambisonics com filtros que passam a impressão de realidade e de percepção do áudio em diferentes pontos

Compartilhe

Receba nossa newsletter
Dezembro/Janeiro 2017 Edição do Mês

Da Redação


 

O Google anunciou um kit de desenvolvimento de áudio imersivo chamado Resonance Audio, que visa oferecer um áudio 3D para vídeos em 360º, realidade virtual e aumentada para ispositivos móveis e computadores. Ele estará disponível por meio de um plugin VST, mas poderá ser usado em múltiplos programas de criação de áudio.

A solução utiliza algoritmos de “processamento de sinal digital altamente otimizado” da técnica de áudio surround Ambisonics combinada com filtros HTRFs (head-related transfer functions). Os áudios dão a impressão que vem de posições e distâncias diferentes mesmo se forem utilizados fones de ouvido. Isso acontece ao simular o processo de assimilação do som pelo nosso cérebro, que também percebe os diferentes locais e as diferentes fontes entre um e outro. É a chamada “espacialização” de centenas de sons ao mesmo tempo, sem que se perca a qualidade entre eles.

Segundo o Google, o processo do Ressonance Audio é mais fiel do que outros processos de som 3D, já que o som é identificado e espalhado diretamente a partir de sua fonte de origem. Com isso, a posição de uma pessoa pode influenciar no som escutado.

A solução está disponível para todas as plataformas.

Confira mais aqui.


 

Notícias Relacionadas